De foguete, helicóptero ou balão?

O que você responderia se alguém te perguntasse qual era o seu maior sonho de infância? Crescendo em uma cidade tão espaçosa quanto Brasília nas décadas de 1970 e 1980 (e que, de certo modo, continua sendo agora nos anos 2020), minha resposta não teria como ser outra: “Poder voar só para ver como é a obra-prima de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer vista lá de cima”. Digo isso porque inúmeras vezes, brincando no Parque da Cidade, subi no foguetinho imaginando-me rumo ao céu.

Essa lembrança me fez pensar no trabalho de Bento Viana, um dos fotógrafos – senão o fotógrafo – que capturou as imagens mais impressionantes da capital federal. Diferente de muitos, ele registrou a cidade do alto e, detalhe, numa época em que os drones ainda não eram populares. Inspirado pelo ensaio “A Terra Vista do Céu“, do francês Yann Arthus Bertrand (e não pelo foguetinho do parque!), ele fez diversos voos de helicóptero e clicou milhares de imagens, resultando em três publicações notáveis: “Brasília Vista do Céu” (2012), “Do Céu, Brasília” (2014) e “Monumento 61” (2016).

Resumidamente, nesses livros, Bento Viana revela o quanto Lúcio Costa e Niemeyer, mas também Burle-Marx, Athos Bulcão e demais artistas responsáveis pela criação de Brasília transformaram a cidade em uma joia rara da arquitetura moderna. As curvas e linhas de concreto, em contraste com a terra vermelha, o verde do Cerrado e o azul do Lago Paranoá, formam imagens que muitas vezes se assemelham a pinturas abstratas, surreais ou até extraterrestres.

Infelizmente, Bento Viana mudou-se de Brasília para Utah, nos Estados Unidos, em 2022, fechando sua galeria, onde certamente seria possível adquirir suas obras. No entanto, ainda há chances de encontrar seus livros em livrarias especializadas, sebos ou até online. Para facilitar, vale seguir o Instagram dele (@bentoviana) e conferir o que estou dizendo.

E se, após essa leitura, você também se lembrar de algumas memórias de infância, saiba que não escrevi este texto por acaso. Minhas reminiscências foram motivadas pela proximidade do Dia das Crianças e pelo post que fiz em parceria com a BSB Memo lá no Instagram. Lembra da camiseta “Pega o Eixão (…e Sobe no Balão)”? Pois é, ela foi o gatilho para um vídeo superlegal (clique aqui e assista), onde essa camiseta, que também tem versão em body infantil e t-shirt infantil, se revelou como uma ótima sugestão de presente para a criançada e seus pais sonharem juntos com cenários que, quem sabe, um dia poderão se tornar realidade. Não é mesmo?

Crédito das fotos aéreas: Bento Viana

Deixe um Comentário