Tradição, Inovação e Excelência: isso é Brasília

E se alguém te perguntasse três dicas de Brasília, o que você sugeriria para que essa pessoa pudesse ter uma experiência tipicamente brasiliense? No último post, que nasceu da parceria entre a BSB Memo e este jornalista, recomendamos a Stans Chocolates, a Pizza Dom Bosco e a Vinícola Brasília. Apesar de extremamente interessantes, acabaram ficando de fora alguns detalhes importantes nesse Reel. Afinal, convenhamos, um minuto e meio passa num piscar de olhos. Então, para fazer justiça, decidi contar um pouco mais sobre essas três instituições candangas por aqui, com curiosidades que, arrisco dizer, você vai gostar de saber, pois revelam traços do DNA da capital federal.

Quando penso em Brasília, sempre penso também na excelência, no sentido de termos na cidade uma experiência de vida extremamente satisfatória, assim como na Stans Chocolates, que funciona desde 2005 na comercial da 407 Sul. O nome é o mesmo da cidade natal do chocolatier suíço Xavier Odermatt, responsável por todas as criações disponíveis na loja, que somam mais de 40 tipos de bombons, 15 tipos de barras, chocolates nos mais inusitados formatos, tudo produzido artesanalmente e com matérias-primas nobres.

Em uma cidade onde as temperaturas tropicais poderiam ser um desafio para a produção de chocolates de alta qualidade, a Stans não só superou as expectativas como se tornou uma referência gourmet, graças à busca incessante pela perfeição em cada detalhe: desde a seleção dos ingredientes até a apresentação impecável dos produtos, incluindo embalagens igualmente refinadas. Quer presentear com estilo? Vá lá que você será feliz!

A mesma felicidade pode ser sentida na Pizzaria Dom Bosco, um lugar que conseguiu o inimaginável: se tornar uma instituição vendendo fatias de pizza de um único sabor e, detalhe, o mais básico de todos: mussarela. Tem gente que atribui o sucesso da rede (sim, hoje está em vários pontos do DF) ao molho de tomate; outros, ao fato de a pizza estar sempre quentinha. Mas desconfio que a simplicidade do lanche pode ser determinante, ainda mais quando ele vem acompanhado do famoso “caju” (um copo americano de 300 ml repleto de refresco bem docinho da fruta). Arrisco dizer que o turista que visita Brasília e não merenda lá, não sentiu o verdadeiro “gosto da cidade”. Outra curiosidade: além de funcionar desde 1960, só na unidade da Asa Sul (a mais antiga) são vendidas nada mais, nada menos que 130 pizzas por dia. É ou não o suprassumo da tradição?

E se Brasília já é reconhecida por sua excelência e tradição, a inovação completa esse tripé com a recém-inaugurada Vinícola Brasília, lá no PAD/DF. Em uma cidade conhecida mais por sua arquitetura modernista do que por suas vinhas, dez famílias se uniram para desafiar as convenções e iniciar a produção de vinhos no coração do Planalto Central. Utilizando a técnica de dupla poda, que permite a colheita das uvas no período da seca, a vinícola conseguiu criar rótulos que surpreendem até os enófilos mais experientes. Essa inovação não só colocou Brasília no mapa do vinho nacional, mas também mostrou que, com criatividade e ousadia, é possível produzir vinhos de alta qualidade em terras pouco convencionais.

Pois é, a capital federal pode ser jovem, mas sua personalidade é rica, diversificada e inspiradora, tanto que é dela que a BSB Memo tira suas ideias para criar designs criativos e práticos, como a Taça Ícones, e por vezes bem-humorados, como o Body Made In Brasília, uma roupinha superfofa para os novos habitantes do Quadradinho, que reflete o melhor do espírito candango. Portanto, se alguém lhe pedir dicas de Brasília, não deixe de compartilhar essas joias locais e, assim, descobrir como a cidade, em pouco mais de seis décadas, já tem muito do que se orgulhar.

Deixe um Comentário