Ame ou odeie! Brasília é o tipo de cidade que não permite meios-termos. Para mim, ela é, no mínimo, uma das cidades mais intrigantes que já conheci, mesmo diante de toda a sua simplicidade. Concorda? Afinal, a arquitetura modernista é bonita sim, mas, se formos francos, bastante simples, objetiva, e com uma grande vontade de ser prática. Esse é meu ponto de vista de leigo, pronto e acabou! Pois, uma vez que saem do papel, as obras urbanísticas e arquitetônicas ganham vida própria e são bem ou mal faladas por quem é obrigado a interagir com elas no seu cotidiano.
E se tem uma coisa que eu posso falar como morador há exatos 51 anos, que vive e ama intensamente a capital federal (mas odeia de vez em quando, por culpa do ser humano, claro), é que estamos diante de um caso do acaso que não acontece todo dia. Me conte você: onde no mundo a gente sai perambulando por aí com a sensação de que o mar está literalmente sobre a nossa cabeça, tamanha a imensidão desse azul? Já reparou que tem dias, ainda mais no período de seca, que nem uma nuvenzinha sequer aparece para nos lembrar que não estamos em meio a um oceano? A verdade é que somos homens-peixes e ninguém acreditou quando Lucio Costa avisou: “o céu é o mar de Brasília”.
Provavelmente, ele assim o disse por reconhecer que o planalto onde sua cidade ideal foi edificada reúne uma série de fatores naturais que ajudam a ressaltar, ainda mais, a beleza propostas por sua quatro escalas, mas principalmente a Bucólica, que garante essa característica de cidade-parque para Brasília, com seus grandes espaços livres e áreas arborizadas, uma cidade dona de um horizonte sem fim. Inclusive, me perdoem os mineiros, mas sempre achei que aqui sim deveria se chamar Belo Horizonte.
E para quem se pergunta como e por que o azul celeste é tão bonito e intenso por essas bandas, a resposta está em partes neste Reels (publicado no nosso perfil lá no Instagram), fruto de uma parceria com o jornalista que escreve este texto e que, durante uma temporada, uma vez por semana, estará contribuindo com crônicas que se misturam com informações e curiosidades, que nasceram da mesma fonte de inspiração dos produtos by BSB Memo, como essa linda caneca que mais parece um pedacinho do céu, a apenas um clique de distância de você. Captou a ideia?