A monumentalidade horizontal do nosso skyline

Notável por sua singularidade arquitetônica e paisagística, o skyline de Brasília é resultado direto do projeto urbanístico de Lúcio Costa e das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer. Porém, diferentemente de cidades marcadas por arranha-céus densos, a capital do Brasil apresenta uma composição horizontal e espaçosa única, que destaca a interação entre construções modernistas e o vasto céu do Planalto Central.

Para deixar todo mundo na mesma sintonia, vamos esclarecer que o skyline é uma “assinatura visual” única que reflete a identidade cultural, arquitetônica e histórica de uma determinada localidade. Desse modo, é correto afirmar que seu conceito se refere ao contorno formado pelo horizonte de qualquer cidade, caracterizado pelo perfil das construções, monumentos e outros elementos urbanos ou naturais que se destacam visualmente.

Claro que cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Paris impressionam à distância, mas, no nosso caso, é a ausência de arranha-céus que faz com que tenhamos um perfil urbano singular, marcado por vastos espaços abertos. Em Brasília, o horizonte aberto e a horizontalidade da cidade são algumas de suas características mais marcantes, privilegiando a abertura e a monumentalidade, já que os edifícios no Plano Piloto têm limites de altura estritos, garantindo assim que o céu domine a paisagem.

Eu até brinco com as pessoas dizendo que Belo Horizonte deveria ser o nome da capital do Brasil e não de Minas Gerais. Afinal, é muito comum que toda pessoa que visita Brasília pela primeira vez demonstre um certo espanto conforme vai se deslocando pelo coração da cidade e descobrindo seus monumentos icônicos, como a Catedral Metropolitana, o Quartel-General, a Torre de TV, a Ponte JK, o Teatro Nacional e o Congresso Nacional.

Inclusive, deixa eu contar para vocês que adoram as histórias da capital federal: escolhemos o Congresso Nacional para ser tema do vídeo que já está publicado nos perfis deste jornalista e da BSB Memo, e que você pode assistir clicando neste link. Entre diversas curiosidades desse que é um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília, está o fato de que ele é um dos queridinhos de Oscar Niemeyer, que dizia ser seu preferido entre aqueles que compõem a Praça dos Três Poderes.

Porém, chega de spoiler, pois a ideia é surpreender com o conteúdo que ainda te oferece uma ideia de presente único para este Natal: o Prato Skyline, que traz à mesa um tour pelos monumentos de Brasília, um souvenir para quem, assim como eu, é apaixonado pelo desenho único que o horizonte daqui tem. Feito em cerâmica esmaltada com aplicação em ouro, o prato tem diâmetro de 30 cm e é ideal para montar mesas de festa, almoços ou jantares especiais, aquele típico presente especial que só pessoas especiais merecem ganhar, inclusive você!

Crédito fotográfico: Gilberto Evangelista

Deixe um Comentário