Hoje eu quero convidá-lo para uma reflexão, daquelas que têm tudo a ver com o hoje, mas, principalmente, com o amanhã. Afinal, em tempos de vida quase totalmente digitalizada, é importante saber: as pessoas ainda escrevem? Você ainda escreve? Falo de escrever com a mão, exercitando a caligrafia sobre o papel, seja qual for o motivo. Tenho a impressão de que muita gente não escreve mais, assim como deixamos de ampliar fotografias, que vêm perdendo espaço para filmes digitais, muitas vezes extraviados.

Outro dia, recebi um cartão-postal de um amigo que está viajando pelo mundo. Honestamente, nem lembro a última vez que recebi algo na minha caixa de correio que não fossem papéis com códigos de barras ou QR que só trazem tristeza ao esvaziar os bolsos. Inspirado, comprei um cartão-postal bonito, mas ainda não retribuí a gentileza — a famosa “correria” não me deixou encontrar as palavras certas para compor uma mensagem à altura da lembrança.

Pensei, então, que, assim como houve uma época em que as pessoas se presenteavam com cadernos de colorir, poderíamos fazer um revival da escrita neste Natal. Que tal dar diários, agendas, moleskines, canetas? Na BSB Memo, por exemplo, há bloquinhos e lápis com frases ou o skyline de Brasília que formam combos lindos. Aliás, usei esses produtos como inspiração para o Reel desta semana, que você pode assistir clicando neste link. Quero lembrar que uma boa ideia deve ser escrita imediatamente, especialmente agora, com o fim do ano se aproximando e tantas pessoas para presentear.

Resgatar o hábito de escrever é fundamental, pois, segundo inúmeros estudos, escrever regularmente traz benefícios cognitivos, criativos e emocionais para adultos e, ainda mais, para crianças. Para nós, a escrita auxilia na clareza mental, organização de ideias, fortalecimento da memória, aumento da criatividade, foco, atenção, expressão emocional, autoconhecimento e até fortalecimento da autoestima. Sim, escrever é incrivelmente terapêutico!

Para os pequenos, o ato de escrever desde cedo favorece o desenvolvimento cognitivo e criativo, amplia o vocabulário e a comunicação, estimula a memória, a concentração e o pensamento crítico, além de fomentar a imaginação. E para todos, o melhor exercício para uma boa escrita é a leitura. Mas esse tema eu vou explorar na próxima semana, quando trarei sugestões de livros incríveis. Por enquanto, fica o convite para conferir os caderninhos e lápis que mencionei, porque, convenhamos, são presentes legais que todo mundo adoraria receber.

Crédito fotográfico: Lápis e bloquinho aberto (capa): Unsplash/Jan Kahánek

Deixe um Comentário